A Importância da Avaliação Imobiliária na Tomada de Decisão

A Importância da Avaliação Imobiliária na Tomada de Decisão

 

Muitas decisões, quer empresariais quer familiares envolvem habitualmente património imobiliário, havendo a necessidade do apuramento e determinação do valor dos bens imóveis que o compõem. Nestas situações, é comum surgirem conflitos, interesses opostos e opiniões diversas entre as partes envolvidas no processo, pois o interessado normalmente tende a considerar que o valor dum determinado imóvel é menor do que o valor pretendido pela outra parte, e vice-versa, noutros casos existem questões de ordem sentimental que não podem ser quantificadas.

 

Não basta opinar sobre o valor do bem simplesmente por conhecê-lo internamente e por o usar regularmente. Para se determinar o valor de mercado de um imóvel, é fundamental saber o seu potencial e principalmente ter um bom conhecimento do mercado e comportamento atual, bem como as tendências atuais e futuras. Para além disso só um perito avaliador devidamente qualificado conjuga estas premissas e é detentor de competências que permitem adotar a abordagem e critérios adequados para cada imóvel a avaliar.

 

Diversos aspetos / características podem ter influência na valorização de um imóvel e devem ser ponderados (Ex: localização / acessibilidades, estado de conservação e ocupação, tipologia, etc.). Uma avaliação criteriosa proporciona maior segurança e confiança para os interessados, bem como para uma acertada/fundamentada tomada de decisão, qualquer que seja a sua finalidade.

 

Atualmente, emitir um relatório de avaliação a um imóvel é um serviço que deverá estar afeto a um perito avaliador certificado, devido às razões anteriormente referidas assim como pela volatilidade dos valores emitidos que vão alterando consecutivamente. Por exemplo a constante tendência de evolução dos preços das habitações nos últimos tempos, tem criado sinais de sobrevalorização dos preços no imobiliário. Estes comportamentos e outros tem-se verificado essencialmente nas localizações mais centrais e em edifícios em construção para habitações novas. Mas existem outras razões que promovem essas valorização, como por exemplo a deslocação de parte do stock imobiliário para o mercado de arrendamento que tem assumido valores muito elevados, estas são somente alguns aspetos que devem ser do conhecimento e competência do perito avaliador.

 

Assim é recomendável, portanto, que uma avaliação imobiliária seja realizada com prudência por um especialista, até porque esse perito avaliador, procedendo de maneira profissional, rigorosa e independente, em virtude de não possuir qualquer interesse pessoal na negociação do bem, possibilitará às partes tomarem decisões mais acertadas, minimizando ou eliminando os eventuais conflitos existentes e gerar segurança no valor dos ativos, objeto das tomadas de decisão.

 

 

Vítor Osório Costa

Diretor
Structure Value

    Consinto a STRUCTURE VALUE a enviar-me ações de marketing, nos termos definidos na Política de Privacidade e direito à informação.